Richard Suleimane! Musico quer ser a estrela do zouk mocambicano

Na sua zona todos os jovens ouviam música brasileira influenciados pelos pais, que nas noites tocavam na rua de Chiveve. Eram os tempos da dupla Leandro e Leonardo. Influenciado pela música brasileira nascia um jovem cantor, com vontade de cantar, mas sem nunca fugir da sua originalidade.

Richard Suleimane é finalista do ensino médio e prepara-se para tirar o curso musical na Universidade Eduardo Mondlane. Perseguindo o sonho ser músico Richard abandonou a cidade da Beira e veio para Maputo, há quatro anos. A oportunidade de se lançar no meio surgiu com o Show de Talentos da Vodacom, em 2008.

Membro da Fresh Family desde 2010, já teve a oportunidade de mostrar o seu talento e de compartilhar os seus sonhos com pessoas que o entendem e apoiam. A entrada nesta agência acontece logo após a sua revelação no programa de talentos e representa um grande marco para um jovem imigrante e aspirante a ser um astro da música moçambicana a nível mundial.

Richard lembra que não foi nomeado a nehuma categoria de destaque no Show de Talentos, e hoje, ouvir a sua música ser cantada por todos é para si muito contagiante: "fiquei triste por não ganhar o grande prémio, mas arregassei as mangas, trabalhei e encontrei na familia o refúgio para alcançar o sucesso".

Mas, em Junho deste ano o jovem músico foi vítima de agressão por parte do cunhado da ex-namorada. Richard foi esfaqueado e esteve às portas da morte, internado nos serviços de reanimação do hospital central de Maputo. A sua situação levou a comoção o país inteiro, com mensages de apoio e demostrações de carinho.

Em entrevista ao SAPO, o autor do hit "Vou cuidar de ti" revelou que após o acidente, nunca foi proibido de cantar, mas que deve apenas não exagerar em qualquer esforço físico e por isso, nalguns momentos é obrigada a cantar em play back.

Para quem veio da Beira com o sonho de vencer um prémio de melhor artista no Show de Talentos e ficar famoso, revela-se ambicioso e decidido a nível profissional. "Acredito que este é o começo da minha carreira, sou capaz de cantar vários ritmos e confio no meu talento. O topo é onde quero chegar e não tenho medo do sucesso".
"A vida é muito preciosa. Quando estava hospitalizado ví muita gente morrer ao meu redor e perguntava-me quando seria a minha vez. Sobreviví graças a Deus, ao apoio da equipa médica e ao público no geral, o que vou fazer de agora em diante é retribuir com o meu dom todo o bem que me foi dado quando mais precisava".

Em relação aos planos para o futuro, Richard adiantou que no seu próximo álbum vai dedicar algumas faixas aos petizes, fãs que o apoiaram incodicionalmente.
Richard já partilhou diversos palcos nacionais com artistas renomados, mas o norte americano Usher é o seu alvo para a partir daí internacionalizar a sua carreira.